Bahia perde e entra no Z4
O Bahia precisava vencer o Santos na noite desta quinta (14), no estádio do Pacaembu, em São Paulo, para tentar escapar do temido Z4 e sobreviver na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, esqueceram de dizer isso ao adversário, que venceu a partida por XXX e complicou ainda mais a situação do Esquadrão.
A partida foi disputada, com forte marcação de ambas as equipes e poucas chances claras de gol no primeiro tempo. Porém, o Santos foi mais competente e abriu o placar com o argentino Montillo, aos 36’.
Após um mole da zaga do Bahia, Emerson dominou a ‘criança’ e tocou para Montillo na meia lua. O meia se livrou do marcador, entrou na área e bateu no canto direito de Marcelo Lomba.
Após o gol, a esperança de um jogo mais aberto não aconteceu. Os times continuavam a povoar o meio campo com muita marcação, correria e pouca criatividade. O árbitro encerrou a partida na primeira etapa com o Bahia a apenas dois pontos da zona de rebaixamento, só a frente do Vasco, com 37, e do Fluminense, com 36, sendo que o tricolor carioca ainda jogaria contra o Náutico, já rebaixado, no Maracanã.
Na segunda etapa o quadro não mudou muito. Muita transpiração e pouca inspiração dos atletas. A coisa só foi ficar mais animada a partir dos 20’, para a tristeza do tricolor.
Numa bola roubada no meio campo, Thiago Ribeiro é lançado na direita e cruza fechado. Cícero, revelado no Bahia, cabeceou firme para ampliar o placar: 2 a 0 Santos.
O peixe seguiu na pressão e, apesar de Souza, que acabara de entrar, aos 24’, ter perdido um gol de cara com o goleiro adversário. E a chance perdida custou caro. Aos 25’, o Santos fez mais um. Em outra bola roubada no meio, Thiago Ribeiro alça bola da direita, Montillo ajeita de cabeça e Cícero conclui no canto direito de Marcelo Lomba para fazer o segundo dele e o terceiro do Santos.
Com a goleada, os jogadores do Bahia começaram a perder a cabeça. Aos 33’, Hélder cometeu uma falta dura em Montillo, na lateral, mas Felipe Gomes da Silva só aplicou o amarelo.
O Santos, qua busca uma vaga no G4, começou a tocar a bola e deixou o tempo passar. Desorganizado em campo e sob pressão da torcida, o Bahia não conseguia chegar ao gol de Aranha. Final, mais uma golada sofrida pelo Bahia: 3 a 0 pro Peixe (o Santos).
Data: 14/11/2013
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ-Fifa)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Público: 13.597 pagantes
Renda: R$ 133.102,00
Cartões amarelos: Hélder (BAH)
Gols: Montillo (36' do 1T) e Cícero (20' e 26' do 2T)
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo e Emerson Palmieri; Alison (Alan Santos), Arouca (Renato Abreu), Cícero e Montillo (Marcos Assunção); Geuvânio e Thiago Ribeiro. Treinador: Claudinei Oliveira.
BAHIA: Marcelo Lomba, Fabricio Lusa (Madson), Demerson, Titi, Raul; Fahel (Souza), Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos (Talisca); Wallyson e Obina. Treinador: Cristóvão Borges.
