Maioria das equipes aprova projeto de 'pontos na carteira' de pilotos da F-1
Nesta quarta-feira, em Barcelona, chefes de equipe e o diretor de prova da Fórmula 1, Charlie Whiting, se reuniram para discutir o projeto de implantação em 2014 de um sistema de penalização aos pilotos através do acúmulo de pontos. A ideia é semelhante ao sistema usado por diversos países, inclusive o Brasil, para punir motoristas que cometem infrações de trânsito. Principal defensor do projeto, Whiting levantou a questão após o acidente cinematográfico provocado por Romain Grosjean na largada do GP da Bélgica de 2012. Na ocasião, o francês da Lotus foi punido ficando fora de uma etapa. Na mesma reunião, os chefes das escuderias votaram contra a realização de testes durante a temporada.
De acordo com a revista alemã “Auto Motor und Sport”, no encontro, a proposta recebeu sete votos a favor e quatro contra dos chefes de equipe. Entretanto, para ser implementada, terá que passar pelo Conselho Mundial da FIA, que tem até o fim de junho para estudar o caso.
Segundo o projeto, a partir do próximo ano, os pilotos acumulariam pontos “na carteira” por infrações. Ao somar 12 pontos em um período de 12 meses, eles serias automaticamente suspensos por uma corrida. Algo parecido com o que acontece em outros esportes, como no caso da maioria dos torneios de futebol, por exemplo, no qual um jogador fica ausente da partida seguinte por acúmulo de determinado número de cartões amarelos.
De acordo com a cartilha debatida na reunião, as infrações variariam de 1 a 5 pontos, dependendo da gravidade. O projeto leva em conta não só incidentes ocorridos dentro da pista, mas também fora dela, como atraso ou ausência ao briefing, por exemplo. Além disso, não anularia as punições existentes atualmente, como multa, reprimendas, drive-through, stop and go e perda de posições no grid. O projeto ainda será discutido outras vezes pelo diretor de prova e os chefes de equipe. Em declaração ao site alemão, um dirigente que não quis se identificar viu problemas na proposta:
- O que aconteceria se Vettel chegasse aos 12 pontos antes do GP da Alemanha, ou Alonso antes do GP da Espanha? Eles não poderiam correr as etapas em sua terra natal? Os organizadores agradeceriam – ironizou.
A Fórmula 1 está em Barcelona para o GP da Espanha, válido pela quinta etapa da temporada 2013. Os treinos livres começam nesta sexta-feira, a partir das 5h (horário de Brasília), com exibição do SporTV. A TV Globo transmite ao vivo o treino classificatório (sábado, 9h) e a corrida (domingo, 9h). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Confira as pontuações correspondentes a cada infração, segundo a proposta:
+ 5 pontos 'na carteira'
Suspensão de uma corrida
+ 3 pontos 'na carteira'
Exceder o limite de velocidade nos boxes em mais de 20 km/h
Provocar uma batida perigosa
Ignorar bandeira preta
+ 2 pontos 'na carteira'
Exceder o limite de velocidade nos boxes em mais de 10km/h a 20 km/h
Provocar uma batida
Fechar outro piloto de forma perigosa
Jogar outro piloto para fora da pista de forma perigosa
Exceder a velocidade sob bandeira amarela ou vermelha
Ignorar bandeira azul
Queimar a largada
Ultrapassar o Safety Car
Exceder o tempo delta do Safety Car
Sair dos boxes de forma perigosa
Ignorar a pesagem durante o treino classificatório
+ 1 ponto 'na carteira'
Atrasar-se ou perder o briefing dos pilotos
Exceder o limite de velocidade nos boxes em 10km/h
Fechar outro piloto
Jogar outro piloto para fora da pista
Ganhar vantagem usando parte de fora da pista
Cruzar a linha branca na saída dos boxes
Ignorar a luz vermelha na saída dos boxes
Ultrapassar um carro sob Safety Car
Não manter a distância correta para o Safety Car
Fonte: G1




