Abaixo-assinado quer tirar nome de Havelange do Engenhão; 4 mil já apoiaram
Um abaixo-assinado disponível na internet pretende pressionar o Botafogo para que ele retire o nome de João Havelange do Estádio do Engenhão. Envolvido em um escândalo de corrupção na Fifa, Havelange dá o nome oficial à arena atualmente arrendada para o clube carioca. Para pelo menos 4 mil pessoas que já assinaram a petição eletrônica, no entanto, isso precisa mudar.
“Nós, abaixo-assinados viemos pedir que troquem o nome oficial do Engenhão, Estádio Olímpico João Havelange. Este cidadão, João Havelange, esteve envolvido em escabrosos casos de corrupção quando exercia o cargo de presidente da Fifa, respondendo a processo movido pelo governo suíço”, diz o documento. “Nos sentimos revoltados e envergonhados que uma das principais praças de esportes do país leve o nome deste cidadão.”
O abaixo-assinado foi publicado em um site especializado nesse tipo de movimentos. A íntegra do documento pode ser acessada aqui. Para assiná-lo, os interessados devem preencher um formulário eletrônico que também está disponível no site do abaixo-assinado.
No documento, não há sugestões sobre um novo nome para o estádio. Entretanto, nas redes sociais, algumas pessoas sugerem que o Engenhão passe a se chamar João Saldanha, jornalista e ex-técnico da seleção brasileira de futebol morto em 1990.
O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Chico Alencar (PSOL), é um dos que vem fazendo campanha pelo twitter para mudança no nome do estádio. Na rede social, Alencar usa a hashtag #MudaEngenhão. Com informações do UOL



